Outubro Rosa: Prevenção do Cancro da Mama



Para além do mês do meus anos, pois é está mesmo à porta os meus aninhos 😍, também é o mês da consciencialização sobre o Cancro da Mama, que infelizmente é algo que não podemos de todo ficar indiferentes!

Cerca de 300 mil mulheres foram diagnosticadas com cancro da mama em 2011, e a esta foi fatal em cerca de 40 mil.
Embora a insuficiência cardíaca acabasse com mais vidas das mulheres, o cancro de mama é o cancro mais comum e temido entre as mulheres.
Por isso existe uma campanha mundialmente conhecida como Outubro Rosa que tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre a doença e também promover o diagnostico precoce, para que mais vidas possam ser salvas.
O cancro da mama também afecta homens, com mais de 2.000 casos sendo diagnosticados anualmente.

E lembrem-se, muitas das mudanças de estilo de vida que são descritas aqui podem reduzir não apenas seu risco, mas da doença em geral.


Aqui estão 12 sugestões que podem diminuir as hipóteses de o desenvolver:

1 - Manter o quarto escuro

O corpo liberta  melatonina, que protege contra o cancro da mama, apenas no escuro. Por isso é sempre melhor desligar todas as luzes e televisão quando se vai dormir.
A melatonina é um poderoso antioxidante com uma ampla gama de benefícios para a saúde, tornando-o um remédio natural para o cancro da mama incluindo uma proteção contra distúrbios neuro-degenerativos, como a doença de Alzheimer.

Uma vez que a produção de melatonina no corpo diminui logo após os 40 anos, este é um suplemento que é frequentemente recomendo às mulheres que estão preocupadas com o cancro de mama.

2 - Fazer exercício físico

Estudos apontam que as pessoas que fazem exercício físico por um total de quatro horas por semana têm um risco significativamente menor de desenvolver cancro de mama.
O exercício também ajuda com o controle de peso, que é amplamente conhecido por ter um impacto positivo em inúmeros aspectos da saúde.

3 - Moderar a ingestão de álcool

Consumir bastante álcool por semana aumenta o risco de cancro da mama e não só!
Para aqueles que querem estar no lado seguro, apenas diz não ao álcool.
Mas para aqueles que não se querem abster totalmente, apenas ter bastante moderação é a chave.

4 - Passar pelo menos 20 minutos por dia ao sol


Isso ajuda a aumentar os níveis de vitamina D, também conhecida como "a vitamina do sol".
As pesquisas mostram que as mulheres pós-menopausa com os níveis mais altos de vitamina D apresentaram menor risco de desenvolver cancro de mama quando comparadas às que apresentam níveis mais baixos.
Uma simples análise ao sangue pode dizer se é necessário mais vitamina D. Se for o caso, o seu médico poderá sugerir a dosagem apropriada.

5 - Evitar produtos de limpeza tóxicos, pesticidas, etc...

Não é novidade que esses produtos contêm produtos químicos que perturbam as nossas hormonas e atuam como agentes cancerígenos nas glândulas mamárias.

6 - Toma uma dose diária de iodo

O iodo suplementar demonstrou que pode eliminar as células anormais que se destinam a tornarem-se cancerígenas, bem como células cancerígenas precoces.
Mas lembra-te sempre de consultar antes um especialista para saber se estás apta a fazer tal recomendação!

7 -  Construir boas bactérias com um suplemento probiótico

Os probióticos (deriva do grego e significa "pró-vida"suplemento alimentar, rico em microorganismos vivos, que afeta de forma benéfica o seu consumidor) fornecem uma longa lista de benefícios para a saúde, incluindo ajudar com a colisão adequada do estrogénio, uma das hormonas implicada no cancro da mama.

8 - Reduza o stress


O stress aumenta os níveis das hormonas do stress conhecida como cortisol, que está relacionada a alguns problemas de saúde graves, incluindo ansiedade, ganho de peso e cancro.
A meditação reduz o cortisol enquanto aumenta os níveis de hormonas de serotonina e apoia a imunidade saudável - outro elemento importante para combater o cancro.

9 - Beber água por garrafas de plástico é prejudicial!

O BPA (bisfenol A, uma substância que causa distúrbios hormonais e que tem sido associado ao cancro) é encontrado em muitos plásticos e os revestimentos da maioria dos alimentos enlatados. É importante tentar ao máximo n consumir nada que esteja embalado e que tenha este perigo de as embalagens conterem o bisfenol A.

10 - Escovar a pele? Sim!

Antes de tomar banho, podem usar uma escova de cerdas naturais para fazer uma quase que exfoliação mas muito suavemente a pele seca.
Sugiro começar dos pés e escovar em direção ao peito, e continuar a escovar as pernas e os braços.
Todo o processo pode levar apenas cinco minutos, ou se preferirem podem fazer até durante 20 minutos.
Lembrem-se sempre de serem gentis, senão poderá haver lesões na pele e não é isso que se pretende.
Este processo não só nos faz sentir bem, mas também estimula a drenagem linfática, que remove as toxinas do corpo.

11 - Não uses um sutiã com MATERIAL SINTÉTICO


Esses materiais impedem a boa drenagem linfática nos seios, o que pode contribuir para um alto risco de cancro. Pelas mesmas razões, não se deve dormir com sutiã só se for recomendado pelo médico de alguma forma.

12 - Vegestais toda a semana, sim!


Confesso não sou uma apreciadora de brócolos, se os conseguir evitar evito mas na verdade é que fazem maravilhas à nossa saúde.
Os brócolos contém uma substância conhecida como carbinol indol-3 (I3C), que faz o equilíbrio de estrogénio saudável em todo o corpo e protege as células da mama.
Couve-flor e couves de Bruxelas também contêm quantidades significativas de I3C.


Fazer estas mudanças poderá ser uma boa ajuda para permanecer longe esta doença, especialmente quando combinado com auto-exames regulares e mamografias.
Mesmo para quem já teve a doença, as alterações de estilo de vida podem ser aliadas poderosas na prevenção de uma recorrência.
Se estas dicas forem uma mudança muito drástica, simplesmente pensem o quão saudável podem vir-se a tornar, porque para além de diminuir o risco de cancro também faz a diferença em outros aspectos da nossa saúde!

Espero que tenham gostado do post, com um tema um pouco diferente mas é sempre bom relembrar coisas importantes.

Um super beijo e até ao próximo post! 💓

Em parceria com a Rosi Feliciano do blog Boa Forma.

Posts Relacionados

5 comentários:

  1. Aprendi com este post! É sempre bom estar em alerta e fazer exames e a palpação regularmente! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Catarina, é sempre bom relembrar todas essas questões importantes em relação a este assunto que infelizmente é quase prato do dia, o auto-exame é super importante!

      Um super beijo <3

      Eliminar
  2. Cuidar da saúde é muito importante, parabéns pelo post!
    Prof Rosi Feliciano http://beleza.blog.br/

    ResponderEliminar
  3. Aprendi imenso com este post muito top

    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/01/contominhahistoria-1.html

    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/01/estilando-com-pouco1-maionese-nutritiva.html

    ResponderEliminar