Quais os Alimentos Anti-inflamatórios?



A maioria das inflamações é causada principalmente pelos alimentos que ingerimos. Os alimentos industrializados, enlatados e os congelados podem causar mais inflamações, mas não podemos culpar só esse tipo de alimentos, mas ter conta peso e medida a consumi-los.

A inflamação apresenta patogénicos (agentes que provocam doenças) como as bactérias que podem invadir o nosso corpo e deixar-nos menos saudáveis.

No entanto, quando estas inflamações duram mais do que deveriam, podem-se tornar num problema sério e causar uma doença grave.
Como, por exemplo, a obesidade muito comum nos dias de hoje, as pessoas não tem cuidado com sua alimentação e posteriormente só retornarão ao seu peso e saúde com dietas detox, dieta dukan, entre outras.

Por isso vou dar uma lista de alimentos que são ótimos anti-inflamatórios e que deviamos de comer bem mais!


1. Cúrcuma
(um rizoma  - caule subterrâneo - que é da família do gengibre)


Vem da índia, e é um tempero reconhecido pela sua cor amarela.
No entanto, nos últimos anos, essa espécie ganhou popularidade pelas suas propriedades anti-inflamatórias, propriedades que foram estudadas em múltiplas ocasiões.
A cúrcuma possui um composto activo, conhecido como cúrcumina, que consegue diminuir a inflamação no nível molecular.


2. Azeite

Um dos óleos mais saudáveis ​​que existem é o azeite virgem-extra e, que temos em tanta abundância no nosso querido Portugal, assim como o óleo de coco também é um dos óleos mais saudáveis.
Destacada pelo seu alto teor de vitamina E, e vitamina K, bem como gorduras monoinsaturadas saudáveis, sendo o mais abundante em ácido oleico.


3. Peixes ricos em ômega 3

Existe uma variedade de peixes que são muito ricos em ácidos ômega 3, gordura saudável e essencial que não pode ser sintetizada pelo corpo humano.

Os ácidos ômegas-3 tem sido objeto de extensa pesquisa por causa das suas múltiplas propriedades terapêuticas e demonstrou que o seu consumo em suplementos ou dieta diminui significativamente a inflamação.


4. Cacau (chocolate preto)


Os efeitos anti-inflamatórios do cacau são mais do que comprovados.

No que se referem às doenças cardiovasculares, os poli fenóis encontrados no cacau demonstraram melhorar os marcadores de inflamação em pacientes com alto risco de doença cardíaca, diminuindo assim a probabilidade de aterosclerose.
Os flavonoides de chocolate, uma variação de poli fenol, tem a capacidade de aumentar a biodisponibilidade do óxido nítrico, conhecido por manter o endotélio saudável com vários mecanismos, sendo um deles uma diminuição dos fatores inflamatórios.


5. Abacates

Tem gorduras saudáveis, entre os quais é realçado o ácido oleico o que foi mostrado que colabora na redução dos níveis de marcador inflamatório C - proteína reativa.
O consumo de abacate proporcionará quantidades significativas de vitamina K, fibra, ácido fólico, vitamina C, potássio, certas quantidades de vitamina B e minerais.


6. Gengibre


O gengibre tem sido usado como remédio natural contra muitas doenças ao longo dos anos.
Seu uso tem uma longa história e uma das propriedades mais conhecidas é a capacidade de servir como agente anti-inflamatório, pois possui um composto bioativo chamado gingerol, responsável por efeitos positivos na inflamação.


7. Frutos vermelhos


Os frutos vermelhos são um grupo de frutas que tradicionalmente cresceu no combate da inflamação, entre elas podem ser encontrados as amoras, framboesas, mirtilos e morangos.
Este tipo de fruta se destaca pelo alto teor de vitamina C, fibra e água, além de outros compostos vegetais.
Os frutos vermelhos têm antioxidantes da família antocianinas, um pigmento natural que lhes dá a cor vermelha, mas também possui efeitos anti-inflamatórios.


8. Cogumelos

Os cogumelos comestíveis são muito apreciados na nossa gastronomia, e eu amo ahah 😁!
Existem imensas variedades deles, mas nada de os ir apanhar sem se conhecer bem, pois muitos deles são venenosos!
Este grupo de alimentos caracterizou-se pelo baixo teor calórico e também por um grande número de substâncias que combatem a inflamação.

Aparentemente, eles podem ser eficazes na prevenção e melhora das doenças intestinais e inflamatórias, como a síndrome do intestino irritável.
No entanto, demonstrou-se que os efeitos anti-inflamatórios dos cogumelos são reduzidos consideravelmente após cozinhados.


9. Tomates

Os tomates são vegetais muito comuns em vitamina A, vitamina C, vitamina K e vários tipos de minerais como o potássio ou o magnésio. No entanto, outros compostos de tomate são a causa de suas propriedades anti-inflamatórias.
O licopeno é um pigmento natural, um antioxidante apontado pela sua capacidade de diminuir as respostas inflamatórias ligadas ao cancro.


10. Uvas


Como frutas vermelhas (mas também temos as brancas), as uvas possuem antocianinas, que já explicamos ser um composto antioxidante capaz de reduzir a inflamação.
De acordo com vários estudos, a melhora nos marcadores de inflamação produzidos pelo consumo regular de uvas pode reduzir o risco de diferentes tipos de doenças:

Doenças relacionadas à idade.

Doenças dos olhos.

Doenças cardiovasculares.

Da mesma forma, uma substância encontrada no resveratrol das uvas, tem muitos benefícios saudáveis, todos eles melhorando os níveis de inflamação.


11. Cerejas

Os antioxidantes encontrados nas cerejas, como catequinas e antocianinas, possuem importantes propriedades anti-inflamatórias.
Em vários estudos científicos, provou-se que o consumo regular de cerejas, acalma dores e reduz a inflamação indicada pelos exercícios físicos.


12. Pimentas / pimentões

As pimentas têm um grande número de substâncias com potentes efeitos anti-inflamatórios, por exemplo, capsaicina.
A quercetina, flavonoide antioxidante encontrada nas pimentas tem sido associada à prevenção de inflamações e infecções, bem como à redução do estresse oxidativo e inflamação em pacientes com sarcoidose.
Outro tipo de antioxidantes, como o ácido sinapínico ou ferúlico obtido em algumas variedades de pimentas, também mostrou ter propriedades anti-inflamatórias.


13. Brócolos


E por fim temos os nossos queridos brócolos, que são um vegetal cruciferante rico em vitamina K e vitamina C.
Devido ao seu teor de isotiocianato, principalmente sulforafano, o consumo de brócolos pode reduzir significativamente a inflamação e prevenir doenças como o cancro (que já foi referido no post sobre Outubro Rosa).

Para quem quiser saber mais sobre este assusto, sugiro que assistam a este vídeo informativo sobre o assunto!

Video: https://youtu.be/H767d5SGJi0

Espero que tenham gostado do post, com um tema que nos devíamos debruçar mais para cuidarmos da nossa saúde.

Um super beijo e até ao próximo post! 💓
Em parceria com a Rosi Feliciano do blog Boa Forma.

Posts Relacionados

2 comentários:

  1. É um tema super interessante, faz parte da prevenção de doenças, de um estilo de vida saudável, gostei muito!

    ResponderEliminar
  2. Fantástico post! Gostaríamos de destacar o seu posto, se isso for possível?
    Contacte-nos
    +491782610696
    alina.wnuck-von-lipinski@uni-bayreuth.de

    ResponderEliminar