Clássico dos anos 50: We Love Bolinhas



Hoje vamos falar não sobre uma trend mas sim de um clássico que todas nós conhecemos e que amamos (eu pelo menos adoro)!
E porque mais do que nunca estamos num mood vintage e nada melhor do que falar da tão famosa estampa às bolinhas, ou Polka Dot, que remete ao estilo anos 50.
Esta é uma tendência que atravessa vários tempos da moda, consta-se que este padrão apareceu na moda nos finais do séc. XIX no reino Unido, mas foi nos anos 50 que este padrão se tornou ainda mais famoso, devido ao aparecimento das famosas Pin-ups que começaram por usar, e muito, este tipo de padrão às bolinhas também chamado de Polka Dot. Este é um ícone bastante feminino que lembra a sensualidade e dá um ar mais jovem.


Mas porquê Polka Dot?

Normalmente os Polka Dots são usados no traje tradicional na dança de flamenco, mas não só, há pesquisas que indicam que o nome Polka vem da tradicional dança polaca, onde os trajes também contém este padrão, onde ficou famosa nos finais do séc. XIX da chegada de vários imigrantes da Europa de leste (especialmente da Polónia).
A dança ao longo dos anos foi perdendo a fama que tinha, mas o nome para o estampado ficou e à tradução quer dizer "às bolinhas".

Apesar de ter sido um auge dos anos 50 a verdade é que esta tendência é um clássico da moda e ainda hoje se usa, e passo a dizer que pessoalmente amo este tipo de estampado!
Mas o que hoje em dia muda neste clássico, sem tirar a sua essência, é a maneira de como se usa estas bolinhas, umas são maxi, outras mais pequenas, faz-se misturas de padrões (riscas, flores,..), enfim, tenta-se brincar um pouco para trazer algo diferente para os dias de hoje e ficar mais apelativo.

Bora ver umas inspirações? 





Não há muito para dizer sobre este padrão, é simplesmente lindo e nota-se que dá aquele toque feminino à mulher e que assenta super bem. 
Para além de roupa este padrão também está em sapatos, sejam eles mais formais ou informais como o caso dos ténis que muitos agora têm este padrão, acho super fofo.


E vocês o que acham do Polka Dot? Gostam, usam ou nem por isso? 
Contem-me tudo aqui nos comentários!


Um super beijo e até ao próximo post! 💗

Posts Relacionados

4 comentários:

  1. Adoro bolinhas, fica super giro especialmente em vestidos e camisas!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente, acho super fofo!
      Um super beijo <3

      Eliminar
  2. Nos vestidos fica lindo; em saias abauladas também <3 Nas calças não gosto tanto assim... Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a mesma opinião, mas mesmo assim gosto só em alguma calças não em todas!

      Um super beijo Ana! <3

      Eliminar