Cabelo Oleoso? Dicas para Controlar a Oleosidade!



Hoje venho falar-vos de um problema que me tem afectado bastante nos últimos tempos e, por isso quero partilhar dicas convosco para quem sofre do mesmo problema que é Cabelos Oleosos.

Sempre tive tendência para ter o cabelo oleoso, até porque o meu cabelo é bem fino e ao longo dos anos têm mudado bastante tipo, já foi muito volumoso (tipo juba 😂) e hoje em dia não tem quase volume nenhum apenas continuo com algumas das minhas ondas. 

Assim é o meu cabelo:

(a qualidade da foto está reduzida porque era quase de noite e a luz não era a ideal)

E com estas mudanças todas ele têm-se tornado cada vez mais oleoso e nestes últimos meses nem se fala, mas tive que adotar algumas "regras" para melhorar essa situação, e são essas dicas que tenho usado que vou passar aqui!

- Lavar o cabelo com água quente
Sim, lavar o cabelo com agua quente ajuda no aparecimento de mais oleosidade, porquê? Porque faz com que as glândulas sebáceas que temos no couro cabeludo sejam estimuladas e façam a produção de mais óleo. Para além de que pode prejudicar no cabelo em si, tornando-o mais fraco.

Em relação às lavagens, nunca lavem todos os dias (eu própria já o fiz), porque assim a produção de óleo será maior, pois esse óleo serve ao mesmo tempo como proteção do couro cabeludo e não se deve retirar em excesso essa proteção lavando todos os dias, lavar o cabelo em dias alternado é o ideal.

- Atenção no uso do condicionador!
Sim, o condicionador nesta hora pode ser um dos nossos piores inimigos, quando usado desde a raiz até as pontas. Como é considerado um creme e que muitas vezes a utilidade dele é de hidratar o cabelo o que poderá ajudar na produção de mais óleo, é importante nunca aplicar na raiz do cabelo, mas sim do meio até às pontas.
No meu caso até assim é complicado porque torna o cabelo pesado e não tarda a ficar oleoso na mesma, aplico somente nas pontas do cabelo onde é mais seco, mas tenho alturas que alterno também o uso dele.
Dica extra: Há uma gama nova da Pantene (Aqua Light) que tem condicionadores para cabelos oleosos não deixando o cabelo pesado nem oleoso, eu uso e aprovo sem duvida alguma, para além de hidratar no ponto certo!

- Secador? A baixa temperatura.
Como a água quente a temperatura alta do secador também pode ser um aliado na oleosidade excessiva no cabelo por estimular a produção de óleo das glândulas sebáceas. É recomendável secar com uma temperatura mais baixa e nunca esquecer de usar um termo-protetor para proteger o cabelo das agressões.

- Escolher o champô certo
É importante escolher um champô para no nosso tipo de cabelo e nos cabelos oleosos não é exeção! É importante o uso de champôs que sejam indicados para o cabelo oleoso para que lave por completo o cabelo e não deixe nada de oleosidade, no entanto é importante frisar que os cabelos oleosos precisam sim de hidratação, isto porque se usarmos constantemente um champô que vá limpar todo o óleo natural do cabelo (que queiramos quer não é uma proteção) vai fazer com que o cabelo seja mais oleoso, no entanto há formas de controlar isso, intercalando o champô para cabelos oleosos como um champô que seja hidratante.
Dica extra: É aconselhável o uso pelo menos 1 vez por semana de um champô anti resíduos.

- Evitar estar sempre a mexer no cabelo!
Esta dica, que provavelmente, é a mais chata de se cumprir, falo por mim, tenho um tique que é estar sempre a mexer no cabelo e saber que é uma das coisas que pode provocar o cabelo oleoso, mata-me por dentro, ahaha! Mas a verdade é que é algo completamente lógico, as nossas mãos estão sempre em contacto com tudo e ao tocarmos no cabelo estamos a passar toda a sujidade para o cabelo para além da oleosidade natural da nossa pele e transpiração também ser transmitida. É um tique a deixar por completo por mais difícil que seja!

- Controlar o consumo de gorduras
Em ultimo é algo que todas(os) nós sabemos, que é a nossa alimentação. Nós somos aquilo que comemos, não é verdade?, e a verdade é que isso reflecte-se bastante no nosso físico e na beleza.
Comer gorduras em excesso tanto irá afetar a nossa saúde como a nossa pele e também os cabelos, por isso devemos de fazer uma "dieta" rica em minerais, vitaminas e proteínas, para ajudar na saúde do nosso cabelo.


Dicas:

- Usa um pente e não escova, a escova tem tendência a trazer toda a oleosidade do couro cabeludo até ao comprimento;
- Fazer uma hidratação uma vez por semana irá ajudar na aparência do cabelo, tornando-o mais saudável, brilhante e forte;
- Não exageres na quantidade de vezes que penteias o cabelo para não estimular demais as glândulas;
- Ao lavar o cabelo não uses em demasia champô, pois ao enxaguar poderá ficar resíduos de champô e fazer irritação no couro cabeludo;
- Stress e a alteração das hormonas pode provocar excesso de oleosidade, há que controlar relaxar e procurar um médico para saber como controlar a alteração hormonal;
- Usa champô seco ou pó de talco para aqueles dia que estás sem tempo para lavar o cabelo, ajuda no disfarce da oleosidade (mas não usar sempre!).

O que acharam do post?, dei as dicas que eu uso no controlo da minha oleosidade e têm resultado, basta ter mais paciência porque como qualquer tipo de cabelo precisa de cuidados específicos!
Contem nos comentários como é os vossos tipos de cabelos e que cuidados costumam ter. 😉

Um super beijo e até ao próximo post! 💓

Posts Relacionados

6 comentários:

  1. É muito raro secar o cabelo com secador, nunca gostei desde pequenina, mas admito, mexo demasiado nele!

    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu seco sempre porque não gosto de o deixar a secar ao natural, ahaha, somos o inverso, mas como deixei de esticar o cabelo seco-o sempre com uma temperatura bem baixa.

      Um super beijo Maia! <3

      Eliminar
  2. Também tenho o cabelo oleoso e as várias cabeleireiras que já frequentei sempre me aconselharam a lavar o cabelo todos os dias :O

    http://ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha cabeleireira já me disse que não devo de lavar todos os dias (daí ter posto essa informação), mas lá está, agora também não sei quem estará certa ahaha 😂
      Um super beijo Catarina! ❤

      Eliminar
  3. O meu cabelo está cada vez mais oleoso, adorei o post! Não conhecia a maior parte das dicas e com certeza vão dar me muito jeito!
    Beijinhos

    Http://averamarques.blgspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu ultimamente também anda cada vez mais oleoso e tento ao máximo usar estas dicas (se bem que ainda medo bastante nele e não devia ahah), mas se não melhorar, podemos por a hipótese em alterações hormonais, já foi o meu caso e já tou controlada nisso e procuro sempre seguir estas dicas!

      Um super beijo Vera! ❤

      Eliminar