Cinema Com a Ana - Spotlight

Boooom dia meus amores!!! Espero que estejam prontos para um maravilhoso fim de semana (assim esperamos)! Como hoje é sexta feira é hora do quê??? Vocês já sabem! CINEMA COM A ANA!!!!
Hoje trago-vos um filme bastante falado e ganhador de 2 óscares, é bem diferente dos filmes de romance que vos tenho falado nesta semana, baseado em factos reais e digo-vos que tem um história impressionante mas acima de tudo real. Hoje trago-vos Spotlight


Spotlight é o nome da equipa editorial do jornal Boston Globe (dai o nome do filme), responsável pelas reportagens especiais.
Normalmente os repórteres, Michael Rezendes (Mark Ruffalo), Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams) e Matty Carroll (Brian d'Arcy James), chefiados pelo editor que também vai participar diretamente na investigação para a reportagem, Walter Robinson (Michael Keaton)  demoram meses por vezes mais de ano na investigação de casos.
Spotlight fala na jornada destes 4 jornalistas quando descobrem vários casos de pedofilia realizados por padres em Boston, estes claro devidamente acobertados.
Quando um novo BOSS chega ao jornal, ele dá ao "Spotlight" o caso de 1 padre que molestou 1 rapaz de 11 anos à alguns anos atrás, quando eles entrevistam o rapaz que agora é um homem, ele dá lhes a informação que ele não foi o único a sofrer, e que não era apenas um padre molestava as crianças.
Phil Savino, o rapaz que foi molestado à anos atrás criou um grupo de apoio para aqueles que passaram pelo mesmo que ele, e graças a esse grupo os jornalista descobrem mais pessoas que passaram pelo mesmo. Além das pessoas que eles descobriram nesse grupo Michael Rezendes contacta Garabedian (lidera uma associação de vitimas) para que este lhe possa dar mais algumas informações, no entanto as suas investidas para ser atendido não dão resultado, mas Michael não desiste e acaba por conseguir falar frente a frente por mais uma vitima graças a Garabedian.

"Michael Keaton está muito bem, passa uma sinceridade do seu personagem. Filme indispensável pra quem curte um filme com uma ótima narrativa e um elenco Maravilhoso."

Inicialmente a história era apenas para desmascarar 1 padre que foi recolocado várias vezes em várias paróquias em pouco espaço de tempo, mas a equipa descobre um padrão de abuso de crianças por padres em Massachusetts e juntamente descobre que estes casos têm sido acobertados pela Arquidiocese de Boston. Quando Gatabedian decide apoiar a investigação rapidamente de 1 padre passam a 13, e este diz que já tinha enviado o material para o jornal a alguns anos atrás, mas foi ignorado.
Através de um ex-padre que trabalhava na reabilitação de padres pedófilos, eles descobrem que o numero de padres pode chegar aos 90. Tendo um número possível tão grande eles investigam mais fundo e montam um lista não de 90 mas de 87 padres suspeitos e começam a procurar as vítimas à procura de testemunhas.
A investigação acaba por ter de ser atrasada devido aos ataques do 11 de Setembro, quando a equipa é obrigação a colaborar nas investigações que o jornal fez.
Eles finalmente voltam a trabalhar na investigação quando Garabedian conta a Rezendes que existem documentos públicos que provam que o Cardeal Law sabia dos problemas e os ignorou. 
Antes de saberem que havia documentos públicos, eles abriram uma acção em tribunal para que eles possam ver documentos selados com a esperança que esses documentos fossem o bastante para que a noticia não fosse silenciada.
Passado algum tempo de terem os documentos públicos com imensas confissões vitimas e familiares de vitimas, eles recebem a noticia de que a acção deles em tribunal tinha sido ganha e que mais documentos veriam a público. Spotlight começa finalmente a redigir a história, e planeia publica-la no inicio de 2001.

"Pegue uma história real, se for polémica melhor, junte a um roteiro bem escrito e acrescente ótimos atores... O que você tem? Um filme excelente! A igreja católica tem na sua história muitos acontecimentos que ela gostaria de esquecer... e esse filme relata uma das suas passagens mais terríveis. Vale a pena ser visto! Pode Ganhar o Oscar..."

A história vira primeira página com um link para os documentos que expõem o Cardeal Law e com um número de telefone pedindo a vítimas de padres pedófilos para os denunciarem.

Elenco:
Mark Ruffalo - Mike Rezendes
Michael Keaton  - Walter 'Robby' Robinson
Rachel McAdams - Sacha Pfeiffer
Liev Schreiber - Marty Baron



Vê Aqui o Trailer!!!


Curiosidades:
   - A investigação jornalística retratada em Spotlight, sobre os casos de pedofilia na Igreja, realmente aconteceram no começo do ano 2000, levando um grupo de jornalista do Boston Globe a vencer o Prémio Pulitzer.  
    - Quando Michael Keaton aceitou o papel de Walter Robinson, ele rastreou toda a vida de Robinson antes de conhecê-lo e foi viver para perto da casa do mesmo sem o jornalista saber. Keaton também encontrou vídeos e áudios de walter. Quando Michael o conheceu, ele fez uma imitação de Robinson assustando o próprio, que disse : " Como sabes tudo sobre mim, já nos conhecemos?"
    - Durante uma entrevista, o diretor Tom McCarthy disse que se construiu um grande set para representar os escritórios do Boston Globe, onde grande parte da história se desenrola. Quando os repórteres retratados no filme visitaram a locação pela primeira vez, eles contornaram as mesas da redação do "Spotlight", e alguns começaram a re-organizar os itens para a mesma posição que se encontravam na época.
   - O Spotlight Constava na Blacklist (lista dos melhores scripts ainda não produzidos) de 2013
    - Durante os intervalos, Mark Ruffalo pedia ao verdadeiro Michael Rezendes que dissesse as falas dele para ele.
    - " Ver a performance de Michael Keaton no filme, fez-me querer pedir desculpas a muitos entrevistados", disse Walter Robinson.

Eu já disse que sou muito fã por filmes baseados em factos verídicos, porque filme fictícios são otimos adoro, mas filmes com factos verídicos é outra história diferente porque temos a noção de que aquilo aconteceu mesmo, pensamos "WOW isto não é ficção, isto não algo inventado por um escritor, isto aconteceu" e à sempre aqueles filmes que batem forte. Este é um deles, dá-nos a conhecer 4 maravilhosos jornalistas, que apesar de serem avisados para se afastarem do caso, que não ia dar em nada, apesar de estarem a ir contra a igreja literalmente, eles continuam, eles querem dar a contar a verdade, que nem todos os padres são anjos que alguns se aproveitam de miúdos/as.

E é tudo por hoje amores, eu aconselho a verem, pela menos pela história que o filmes traz. Deixem os vossos comentários, se já viram o filme digam o que acharam ;)
Tenham uma sexta ótima e um fim de semana melhor ainda!!!
Até ao próximo post
Beijocas GIGANTESCAAAS!!

Posts Relacionados

0 comentários:

Enviar um comentário