Estilo Minimalista na Decor


E mais um ano começou e desejo-vos a todos um excelente ano antes de mais, bora então voltar ao tema que tanto gosto de trazer aqui, decoração e mais decoração! 
Há algum tempo que não falo de decoração, na verdade tenho vindo pouco aqui ao blog e espero este ano conseguir vir aqui atualizar-vos mais frequentemente, visto que 2017 foi um ano que me deixou bastante ocupada. 

Voltando ao que interessa hoje, venho-vos falar sobre o minimalismo na decoração, e antes de começar a mostrar inspirações, vou explicar melhor o que quer dizer este minimalismo aplicado na decoração.
Quando pensamos em minimalismo, começamos pensar automáticamente em algo reduzido com pouca informação visual, ambientes leves, seja no que for. 
Na verdade este termo pode ser muito bem aplicado em design (em qualquer tipo de design), arquitetura, decoração e até no estilo de vida.


Voltando um pouco atrás e falando um pouco da história de como tudo começou, o minimalismo apareceu no inicio do século XX com imensos movimentos culturais e artísticos, com fortes influências na cultura japonesa, que praticamente são os reis do minimalismo!, mas só nos anos 80 é que os designers aderiram a este estilo, posso-vos dar o exemplo de um estúdio de design português o R2, usam apenas o estilo contemporâneo que está inserido no estilo minimalista! Para quem gosta de design gráfico (como eu ahah) pode dar uma vista de olhos nestes trabalhos.

E como o nome indica e já referi em cima, a ideia deste estilo é reduzir tudo aquilo que é dispensavél, ou seja, usar apenas o que nos é essencial.  
As caracteristicas deste estilo são, formas geométricas básicas, linhas rectas (aplica-se muito na arquitetura), cores neutras, layouts o mais clean possível, decorações com poucos objectos...

Com esta breve orientação ao estilo minimalismo consegue-se ter já uma nocão básica de como será este tipo de decorações. 
Se bem sabem, estamos numa altura em que o estilo industrial e escandinavo na decoração é uma grande tendência, e podem associar muito bem esse estilo ao minimalismo, sim!, visto que as três andam juntas, devido ao uso de objectos com formas geométricas simples ou objectos de linhas rectas, movéis simples, cores neutras, objectos em metal, etc...

MINIMALISMO COM INFLUÊNCIA INDUSTRIAL



Nos 4 ambientes temos em comum objectos de estilo industrial, na primeira imagem temos uma lampada suspensa com um "abajur" em metal preto, com recortes em forma de quadrado, que nos remonta ao seu estilo industrial, tal como no quadro por cima da secretária.
Na segunta imagem podemos ver o uso das formas geométricas, temos 3 parteleiras em forma de hexagono.
Nas ultimas duas imagens vemos novamente as formas geométricas, principalmente visivel no espelho, na mesa e na porta de vidro.

 CORES - MOBÍLIA - OBJECTOS DECORATIVOS





Começando pelas cores neste tipo de decoração, são sempre o mais neutras possíveis, encontramos uns pontos de cor em materiais naturais, tal como as madeiras, cobre, metal e se existirem, nas plantas e aqui podemos ver a influência do estilo escandinavo na decoração, devido à simplicidade nas cores e nos materiais naturais.
Em relação ao mobiliario e aos objectos de decoração não há muito mais a dizer, em todas as imagens é comum a mobília ser de linhas retas, de cores lisas e na ausência de cor temos apontamentos de cor natural como a madeira, e nos objectos, são os mais simples, dando ênfase a quadros e a plantas naturais.


Se há posts que me dão gosto de escrever, este tema é um deles, amo decoração e tudo o que envolva design e se há estilo em que mais me identifique é este mesmo, ao longo do meu curso de design digital tenho vindo a descobrir-me na área e o estilo minimalista para mim tem sido uma revelação com que realmente me identifque incluindo na decoração.

E vocês, gostam deste estilo ou têm outro tipo que mais gostam?

Um super beijo e até ao próximo post! 💗

Posts Relacionados

4 comentários:

  1. Adoro este tipo de decoração! Quando tiver a minha casa própria vou tentar adotar a mesma! Ótimo post! Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente como eu Carolina, acho a decoração linda!

      Beijocas <3

      Eliminar
  2. adoro este tipo de decoração, mesmo mesmo!

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas Sofia, adoro esta decoração, aliás, adoro em tudo o estilo minimalista!

      Beijocas <3

      Eliminar